É fato que um dos principais meios de transportes de cargas são os portos, tendo como principal função o transporte de bens para a sociedade. Mas, além disso, eles também permitem transportar cargas em grande quantidade e, dependendo do caso, com custo menor quando comparado a outros meios. Justamente por isso, os portos são o principal meio de entrada e saída de riqueza de um determinado país, sendo que no Brasil, é estimado que haja 175 instalações portuárias de carga. Então, no post de hoje vamos falar quais são as principais.
1. Porto de Santos, São Paulo
Esse é um dos principais portos brasileiros, sendo um porto estatal e localizado no estuário de Santos, em São Paulo. Considerado o maior do Brasil em movimentação por tonelagem de cargas, também é o maior em movimentação de containers. No ano de 2020 ficou em 43º lugar no ranking dos maiores portos do mundo por movimentação de containers e o mais movimentado da América Latina, correspondendo a 30% de toda a movimentação portuária do Brasil.
2. Porto de Itajaí, Santa Catarina
Esse é um porto regional e de médio porte, que opera com setores como agroindústria e madeira, eletroeletrônica e indústrias mecânica e têxtil. Ele também é o principal porto da região, considerado o segundo maior do país em movimentação de containers. Além disso, atua como porto de exportação, escoando quase toda a produção do estado catarinense. Ele é um porto público que, no ano de 2020, movimentou cerca de 6.448.201 toneladas.
3. Porto de Paranaguá, Paraná
Ocupando um grande espaço, o porto conta com densa área de influência de 10 estados brasileiros que colaboram nas transações internacionais. Além disso, ele possui extrema importância para os trânsitos comerciais, que são responsáveis por boa parte das movimentações do Comércio Internacional. Ainda que englobe 13 setores de atividade econômica em sua movimentação, são 5 os principais destaques: agroindústria e madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e indústria mecânica.
4. Porto de Rio Grande, Rio Grande do Sul
Esse é um porto de grande porte, sendo destaque nos setores de agroindústria e madeira, calçados e couro, materiais de transporte e indústrias química e mecânica. 21 estados utilizam o porto para realizar transações internacionais, mas as principais áreas de influência estão no Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Além disso, as exportações e importações são muito diversas, movimentando desde adubos e fertilizantes, até itens para as indústrias automobilística e mecânica.
5. Porto de Chibatão, Amazonas
Esse é o maior complexo portuário do Estado do Amazonas, localizado à margem esquerda do Rio Negro. Sua estrutura portuária é muito dinâmica e eficiente, possuindo área para armazenagem de containers e cargas, área de circulação interna, doca coberta para carga e descarga, rampa de concreto armado, balança rodoviária, alfândega, posto bancário, serviços de fiscalização e liberação, sistema de serviços de apoio com a Receita Federal, etc.
6. Porto de Suape, Pernambuco
Localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife, ele é interligado a mais de 160 portos em todos os continentes, sendo o porto público mais estratégicos da região Nordeste. Isso porque, 90% do PIB (Produto Interno Bruto) da região encontra-se em um raio de 800 km do porto.
7. Porto do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Localizado na costa oeste da Baía de Guanabara, o porto permite tráfego a todas embarcações, exceto nas proximidades do cais de atracação de transportes coletivos, de entrepostos de pesca, nas áreas portuárias, etc. Considerado de grande porte e regional, ele movimenta principalmente produtos ligados ao setor automotivo, além de outros segmentos, como o da indústria química e produtos minerais que também passam por lá.
8. DP World Santos, São Paulo
Esse porto está localizado em uma área estratégica, com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, contando com 653 metros de cais. Ele é um porto privado na cidade de Santos e conta com equipamentos modernos, tecnologia de ponta e alta produtividade. Com investimentos de R$2,3 bilhões, promove mais de 1200 empregos diretos e 5000 indiretos. Além disso, é um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil.
9. Porto Itapoá, Santa Catarina
Localizado entre a região Norte catarinense e a metropolitana de Curitiba, ele está entre duas das principais áreas industriais do sul do Brasil. Como consequência, tornou-se o destino portuário preferido de muitas indústrias. Os segmentos mais movimentados no terminal são proteínas animais e derivados, motores e equipamentos elétricos, madeira, cerâmica, papel, produtos químicos, peças para automóveis, automóveis, plásticos e derivados.
Existem muitos outros portos espalhados pelo Brasil, mas esses são alguns dos mais importantes para nossa economia. Todos possuem importância quando falamos no transporte de bens para a sociedade, sendo a principal porta de entrada e saída de riquezas do país. Portanto, é interessante conhecer mais sobre eles, principalmente quando se trabalha no ramo.
Obrigado por ler nosso blog, considere nos acompanhar também no Instagram abaixo!